terça-feira, 16 de junho de 2009

FORTALEZA ESPORTE CLUBE


O Fortaleza Esporte Clube originou-se do "Stella", que na Primeira década do século era formado por jovens da sociedade cearense. No dia 18 de outubro de 1918 o Sr. Alcides Santos fundou o Fortaleza. A partir de então muitos presidentes também sagraram-se campeões. Otoni Diniz,Gal. Rabelo Maia, José Raymundo Costa, Ezequiel Menezes, Manuel Guimarães, Ney Rebouças, Silvio Carlos, Péricles Mulatinho...
Entre os títulos conquistados destacam-se o tricampeonato de 1928, o bicampeonato de 1974, quando vencemos três vezes o nosso maior rival em apenas uma semana, o bicampeonato de 1983, quando passou por nosso clube o maior goleador de todos os tempos, Luisínho das Arábias, 35 gols. Além deste muitos outros ídolos passaram pelo Fortaleza, porém nem um incarnou o espírito de luta tricolor tão bem quanto Moésio Gomes.
Um pouco antes da fundação, aquele que se tornaria o primeiro presidente, o Sr. Alcides Santos viajou para França, e em París viu jogar um excepcional time, provavelmente o time que originaria o París Saint Germain, que utilizava-se das cores da bandeira francesa. Como a maioria das bandeiras dos países europeus utilizavam (e utilizam) o vermelho, o azul e o branco, resolveu adaptar tais cores no uniforme do time que se tornaria mais vezes campeão estadual, 30 campeonatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário