terça-feira, 16 de junho de 2009

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE


Em 1921, a colônia italiana de Belo Horizonte fundou o "Società Sportiva Palestra Itália", com as cores da bandeira daquele país. O primeiro uniforme tinha a camisa verde, calção branco e meias vermelhas. O clube tinha os mesmos moldes do Palestra Itália, de São Paulo, que mais tarde se transformou no atual Palmeiras.
No início, a associação tinha como exigência que os participantes fossem todos descendentes de italianos, ainda que alguns fundadores não concordassem com ela. O clube era formado essencialmente por pessoas oriundas da classe trabalhadora, geralmente filhos de imigrantes italianos que nasceram na jovem capital mineira. Em abril do mesmo ano, o time realizou sua primeira partida, contra um combinado de dois times de Nova Lima. O resultado foi 2 a 0 para o Palestra.
Em 1925, para tornar o Palestra mais ligado à cidade e facilitar o crescimento do clube, a associação resolveu abrir espaço para atletas de outras nacionalidades. Na mesma época, o nome foi trocado para "Sociedade Sportiva Palestra Itália".
Como o clube estava aberto a outras nacionalidades e não era mais exclusivo da colônia italiana, em 1936 um movimento interno forçou a troca do nome Palestra Itália. A idéia teve muitos aliados, mas não obteve maioria. Porém, com a 2ª Guerra Mundial, em 1942, o clube se viu obrigado a mudar. Muitos aliados, mas não obteve maioria. Porém, com a 2ª Guerra Mundial, em 1942, o clube se viu obrigado a mudar .
No mesmo ano, a diretoria aprovou um novo estatuto que colocava o clube como uma associação nacional. De Palestra Mineiro, o clube passou a se chamar Ypiranga. Porém o novo nome não chegou a durar mais que uma semana. Foi aí que o nome Cruzeiro Esporte Clube surgiu. No dia 7 de outubro de 1942, a diretoria do clube foi trocada e os dirigentes resolveram homenagear um dos maiores símbolos do País, que era a constelação do Cruzeiro do Sul. O nome definitivo foi sugerido por um ex-presidente do clube, Oswaldo Pinto Coelho. A sugestão foi aprovada e o Cruzeiro Esporte Clube se tornou num dos maiores clubes do País e da América do Sul.
O primeiro jogo do clube com o nome de Cruzeiro Esporte Clube foi realizado em 11 de outubro de 1942, contra o América. O time venceu por 1 a 0, gol de Ismael, aos 38 minutos do primeiro tempo. O primeiro jogo do clube com o nome de Cruzeiro Esporte Clube foi realizado em 11 de outubro de 1942, contra o América. O time venceu por 1 a 0, gol de Ismael, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário